As cerca de mil famílias residentes no distrito de São José do Rio Grande, que pertence ao município de Riachão das Neves, passaram a ter água potável nas torneiras. Por meio do Programa Água para Todos, foi firmada uma parceria entre o Governo do Estado e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão do governo federal, que viabilizou a construção do sistema de tratamento e distribuição de água.

O governador Rui Costa, acompanhado do vice-governador João Leão, dentre outras autoridades, esteve na localidade para inaugurar o sistema, que contou com investimentos da ordem de R$ 1,8 milhão e teve a obra executada pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb). “As pessoas viviam com constantes doenças e os médicos atribuíam isso ao consumo de água não tratada. Agora, esta população bebe água tratada de qualidade. Vão poder ter a saúde em dia", destacou Rui.

É por esta rede de distribuição, que possui 6,5 quilômetros e retira água do Rio Grande, que pessoas como o casal formado pela dona de casa Valdete Cardoso de Matos, 63 anos, e o lavrador aposentado Mário Reis, 68, podem viver a terceira idade com mais conforto.

Dona Valdete lembra dos tempos em que ela e o marido percorriam as ruas de São José do Rio Grande carregando baldes de água. “Antigamente, a água era muito suja e tinha dia que a gente ia pegar água barrenta. Andar até o rio era um sofrimento, ainda mais pra mim que não estava agüentando carregar água. No dia que meu marido não ia pegar, a gente pagava um carroceiro pra trazer. Agora, está uma beleza. [Esta estação de tratamento] foi uma benção”.

Além dos problemas de saúde que eram causados pela ingestão da água inadequada para beber, Mário afirmou que um antigo sistema que funcionava na localidade era insuficiente. “A gente vivia bebendo água sem tratamento e [isso] estava causando verme. A água era pouca, a bomba era muito pequena. Uma parte [do distrito] ficava com água e outra parte sem. A gente ficava uma semana sem água”.
Marcadores:

Postar um comentário

Author Name

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.