A Polícia Militar da Bahia, através do Comando de Policiamento da Regional Leste (CPRL), irá empregar mais de 5.400 policiais militares para garantir a segurança durante a Micareta 2015 de Feira de Santana, que acontece de 22 a 26 de abril.

O planejamento está distribuído com a atuação de diversas Unidades Operacionais da PM e o reforço do policiamento das Companhias Especializadas (CIPEs), Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE), Grupamento Aéreo, Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) – atuando  com o Pelotão Tático Móvel, Pelotão Asa Branca e Cavalaria, além das tropas das unidades de ensino da Polícia Militar e tropa de Choque.

Três Pontos de Reunião de Tropa (PRT), que funcionarão no Centro de Cultura Amélio Amorim, Colégio ECASSA e Instituto de Educação Gastão Guimarães e quatro Postos de Comando de Área (PCA), que serão instalados em pontos estratégicos do circuito e funcionarão de forma integrada com a Polícia Civil, recepcionando as ocorrências.

Este ano, os portões de acesso ao circuito Maneca Ferreira terão uma redução significativa, de 39 para 15 portões com vistas a uma maior segurança dos foliões que participarão da festa.

Operação Abadá
Nas prévias da Micareta será executada, por meio da 64ª Companhia Independente de Polícia Militar, a Operação Abadá que visa garantir a segurança dos foliões no momento da retirada de seus abadas nos locais de entrega.

Equipamentos tecnológicos: No circuito Maneca Ferreira, localizado na Avenida Presidente Dutra, a sociedade contará com o mesmo aparato tecnológico empregado no Carnaval de Salvador. Para tanto serão utilizados celulares Smartphone, rádios comunicadores com geoprocessamento e câmeras de vídeo-monitoramento.
O Centro de Informações e Decisões Estratégicas (CIDE) vai atuar no monitoramento durante a festa, com possibilidade de análise e ajuste em tempo real das ações realizadas.

Segurança nos Terminais e pontos de ônibus: OPelotão de Cavalaria empregará um policiamento na Estação de Transbordo Central e nos pontos de ônibus, 24 horas por dia. 

Reuniões de Avaliação: As reuniões de avaliação ocorrerão diariamente no auditório do 1º BPM/Feira de Santana, com a participação de todos os órgãos responsáveis pela organização da festa, onde serão realizados os ajustes necessários.

Valorização profissional - Visando proporcionar aos policiais militares melhores condições de trabalho durante o evento, neste ano a PM inova com a participação do Centro de Valorização Profissional (CEVAP) que contará com uma equipe Multidisciplinar formada por psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, educador físico e apoio jurídico, além de atividades artístico-educacionais que serão coordenadas pelo Grupo de Teatro da PM.

Visando oferecer um maior conforto para os policiais militares, o Comando Leste priorizou um planejamento de aplicação de quase totalidade do efetivo no sistema vem-e-vai, onde o policial vindo de Unidade Operacional de outra cidade é transportado para o serviço e ao final retorna ao seu lar, para o descanso merecido. 

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